Património Expressivo de Ílhavo
pesquisar neste blog
posts recentes

MIMAR :: Google Analytics

Versão Beta :: Entrega Final

Security!

Requisitos Funcionais :: Versão Beta

Testes :: Segurança

Tabela de Debugging

Versão Beta :: Testes a realizar

Versão Beta

Upload de Videos

um pequeno passo para a Humanidade mas um grande passo para a Carla Duarte

arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Quarta-feira, 31 de Março de 2010
CMS - Opção Drupal

No desenvolvimento do projecto, o grupo apresenta, de seguida, os pontos relativos à analise e escolha de uma ferramenta de CMS.
 

Após uma primeira fase de estudo dos requisitos funcionais necessários ao desenvolvimento do projecto em causa e onde o grupo optou por não utilizar um CMS (Content Management System)  constatou-se durante a ultima semana que a utilização de um CMS não seria de todo descabida o que levou o grupo a enveredar esforços no sentido de procurar analisar com maior profundidade quais as potencialidades do uso de uma ferramenta deste género no âmbito do projecto PEI - MIMAR.
 

Assim, como referido anteriormente, o grupo focou a sua análise em duas das ferramentas de CMS mais conhecidas e utilizadas na área, nomeadamente o Joomla e o Drupal.

Com vista a obter uma análise mais prática e não somente teórica, o grupo, procedeu à instalação das duas ferramentas de CMS em servidores próprios de modo a complementar a leitura da documentação oficial das mesmas. Deste modo conseguiu-se de uma forma eficiente e eficaz perceber quais as vantagens imediatas da utilização de uma ferramenta deste género como também efectuar em tempo real uma comparação entre as mesmas.
 

Após a análise efectuada, o grupo, constatou de imediato uma maior facilidade no que toca à administração da plataforma por parte da ferramenta Joomla, devido em grande parte a esta revelar-se uma ferramenta muito mais trabalhada no que diz respeito aos aspectos gráficos, ou seja, é uma ferramenta de CMS cheia de icons e botões para tudo e mais alguma coisa, com uma interface bastante acessível e userfriendly (“amigável”).

No entanto, e apesar de a ferramenta de CMS Drupal não ser tão rica à partida no que toca aos seus aspectos gráficos esta tem trunfos que nos levam a optar pela mesma, nomeadamente uma grande comunidade de “developers” o que nos trás uma grande panóplia de módulos, templates possíveis de instalar facilmente na ferramenta de CMS.
 

Ainda relativamente ao Drupal, uma das partes que o grupo poderá estar mais condicionado é no que diz respeito à template, porque apesar de existir uma grande quantidade de templates para download estas podem, como é óbvio, não conseguir satisfazer totalmente os objectivos que o grupo tem para o projecto em termos de desenvolvimento de layouts. Assim este será um processo de alguma adaptação ao que temos, ao que queremos fazer, e ao que conseguimos executar.
 

Como li algures, infelizmente não guardei o link, passo a citar “O Drupal é um paraíso para os programadores. Um pesadelo para os designers”. Acho que esta pequena citação revela bem o trabalho que podemos ter pela frente também em termos de aplicabilidade das layouts pensadas até à data.
 

Aqui ficam desde já alguns exemplos de templates desenhadas para o CMS Drupal e que o grupo considera desde já aferirem de potencialidade para se constituírem como ponto de partida para o desenvolvimento da layout final pretendida.

 

Carregue nas imagens para visualizar os links!
 

O grupo,
Carla Duarte, Mariana Santos, Rúben Pio, Rui Estrelinha



publicado por ruiestrelinha às 20:37

editado por marianasantos em 07/04/2010 às 21:27

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários